23/09/2017
› Secretaria da Saúde I

SÉRIE ANIMAIS SINANTRÓPICOS DO CONTROLE DE VETORES DE GUAIÇARA: ESCORPIÃO I – Fonte: Manual Animais Sinatrópicos

Nos últimos anos a ocorrência de reclamações da população guaiçarense relacionadas aos escorpiões tem aumentado muito demonstrando um aumento de infestação. Antes mesmo de iniciarmos as explicações sobre o escorpião, queremos esclarecer que o aumento destes animais em residências é proporcional ao desmatamento e ao próprio crescimento de nossa cidade, uma vez que a nossa expansão geográfica altera o habitat natural destes animais, que, em busca de sobrevivência se adaptam às nossas condições de vida.

Diante desta situação (há reclamações de praticamente todos os bairros do município), e dada a grande quantidade de informações importantes, resolvemos fazer três matérias sobre o escorpião. Nesta primeira vamos abordar os hábitos, o ciclo de vida, a importância para a saúde e medidas preventivas. Na segunda matéria, falaremos sobre acidentes com escorpião e maneiras de evitá-los. Na terceira, abordaremos as crendices e dúvidas mais frequentes sobre esses animais, inclusive explicando o porquê da não utilização de inseticidas.

Hábitos: Existem cerca de 1.500 espécies de escorpiões conhecidas, dentre estas destacamos duas, as quais são comuns em nossa cidade, o Tityus bahiensis (escorpião marrom ou preto) e o Tityus serrulatus (escorpião amarelo). Os escorpiões são animais terrestres, de atividade noturna, ocultando-se durante o dia em locais sombreados e úmidos (sob troncos de árvores, pedras, cupinzeiros, tijolos, cascas de árvores velhas, construções, frestas de muros, dormentes de estradas de ferro, lajes de túmulos, entre outros) e não são animais agressivos.

Existem poucas espécies que se adaptaram à vida junto às habitações humanas e, ocasionalmente dirigem-se às casas à procura de abrigo, em velhas construções, principalmente onde há material de construção estocado, podendo ser encontrados dentro de sapatos e gavetas.

Todos os escorpiões são carnívoros, capturam e matam animais dos quais se alimentam, entre eles podemos citar baratas, grilos, aranhas de porte médio, etc. Tem como inimigos naturais as corujas, gaviões, sapos, algumas espécies de aranha, lagartos entre outros.

Ciclo de vida: Os escorpiões não põem ovos, os filhotes desenvolvem-se dentro da mãe e o nascimento efetua-se por meio de parto, sendo a gestação longa, 2 a 3 meses dependendo da espécie. Uma ninhada pode ter até 20 filhotes os quais ficam nas costas da mãe até a primeira troca de pele. Os filhotes ficam adultos após 5 a 6 mudas de pele, com cerca de um ano de idade. Vivem em média 3 a 4 anos. O escorpião amarelo só apresenta espécimes fêmeas, os óvulos transformam-se diretamente em embriões que dão origem a novas fêmeas (processo denominado partenogênese), já o escorpião preto apresenta os dois sexos.

Importância para a saúde: Escorpiões podem inocular veneno pelo ferrão, sendo considerados animais peçonhentos. A gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e a sensibilidade do acidentado, sendo que a gravidade do acidente deve ser avaliada pelo médico, o qual tomará as decisões sobre o tratamento a ser ministrado. Os acidentes geralmente ocorrem quando se manuseia material de construção ou entulho, em residências, e são mais comuns no período das chuvas, quando o calor aumenta, e estes animais ficam mais ativos.

Medidas Preventivas: Para evitar condições propícias ao abrigo e proliferação de escorpiões, deve-se adotar as seguintes medidas:  Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos,  evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha;  Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados, pois nestes materiais podem estar abrigados escorpiões;  Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas;  Vedar soleiras de portas com rolos de areia;  Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;  Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos, que servem de alimento à escorpiões;  Realizar roçagem de terrenos;  Manter berços e camas afastados das paredes;  Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.