19/09/2017
› Secretaria da Saúde

CONTROLE DE VETORES INICIA SÉRIE DE ESCLARECIMENTOS SOBRE ANIMAIS SINANTRÓPICOS

Frequentemente o Setor de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde de Guaiçara é procurado pelos munícipes para esclarecimentos sobre escorpiões, ratos, aranhas, etc. Observamos que a população tem sofrido com a presença destes animais e visando informar, educar e esclarecer, decidimos iniciar uma série de matérias semanais fornecendo noções de hábitos, ciclo de vida, importância médica e medidas preventivas de animais sinantrópicos presentes em áreas urbanas, a partir das informações contidas no Manual de Animais Sinantrópicos – como prevenir, da Secretaria Municipal de São Paulo, e orientações do Ministério da Saúde. Com este trabalho, pretendemos oferecer alguns conhecimentos básicos sobre a vida desses animais, de modo que a população compreenda a importância de se adotar medidas preventivas no lar, no local de trabalho, ou mesmo transmitir à outras pessoas essas informações.

Mas o que são animais sinantrópicos? Define-se animais sinantrópicos como aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, à despeito da vontade deste, ou seja, animais indesejados. Difere dos animais domésticos, os quais o homem cria e cuida com as finalidades de companhia (cães, gatos, pássaros, etc.) ou produção de alimentos ou transporte (galinha, boi, cavalo, porcos, etc.). Destacamos dentre os animais sinantrópicos, aqueles que podem transmitir doenças ou causar agravos à saúde do homem ou outros animais e que estão presentes na nossa cidade, como: escorpião, rato, pombo, morcego, barata, mosca, mosquito, pulga, carrapato, formiga, aranha, taturana, lacraia, abelha, vespa e marimbondo.

Lembre-se que toda espécie necessita de três fatores: água, alimento e abrigo para sua sobrevivência. Água não é fator limitante no nosso meio, mas podemos interferir nos outros dois fatores, alimento e abrigo, de modo que espécies indesejáveis não se instalem ao nosso redor. Para tanto, é necessário conhecermos o que serve de alimento e abrigo para cada espécie que se pretende controlar, e adotarmos as medidas cabíveis de forma a interferir nesse controle. Acreditamos que com a adoção dessas medidas estaremos mantendo os ambientes que frequentamos mais saudáveis, e estaremos evitando o uso de produtos químicos, os quais poderão estar eliminando não somente as espécies indesejáveis, como também outras espécies benéficas, contaminando a água e o solo, e que por si só não evitarão novas infestações. Dessa forma estaremos contribuindo para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Então não perca, na próxima semana estaremos falando do ESCORPIÃO