Ir para conteúdo


Ir para conteúdo

Prefeitura
Enquete
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAIÇARA
Em nossa cidade é oferecido o curso técnico de segurança do trabalho. Você tem interesse de participar?
Newsletter
QUER RECEBER AS NOVIDADES
DA PREFEITURA?
Unidade Fiscais
PREFEITURA DE GUAIÇARA
UFESP - 2017
R$ 25,07
Notícias
Principal   Notícias
 
03/08/2017
› centro de saude

CONTROLE DE VETORES FINALIZOU A PESQUISA LARVÁRIA EM GUAIÇARA

A Equipe de Controle de Vetores da Vigilância Epidemiológica de Guaiçara finalizou, no último dia 31, a pesquisa sobre a Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Os resultados obtidos mostram que ainda existem muitos tipos de criadouros espalhados pelo município, inclusive, muitos contendo água parada. A grande maioria requer apenas a remoção adequada ou o cuidado de não ser deixado exposto em locais que possam acumular água de chuva para deixarem de ser um perigo para a proliferação do Aedes aegypti. As obras e construções destacaram-se pela grande quantidade de materiais passíveis de tornarem-se criadouros, por isso, o Setor de Controle de Vetores solicita uma especial atenção a todos que estão construindo ou reformando, bem como aos profissionais do setor de construção civil. Dos 51 quarteirões sorteados, todos foram trabalhados e, dos 844 imóveis selecionados em todo o município, foram trabalhados 661, sendo apenas 183 fechados. O total de criadouros em potencial encontrados foi de 33.040 (ver quadro para identificar os tipos e as quantidades).

Diante dos resultados, a Secretaria Municipal de Saúde de Guaiçara alerta a população sobre a necessidade de aprimorar os cuidados para evitar criadouros e água parada. As principais orientações resultantes desta ADL para os munícipes são:

1- Obras e construções: cuidar dos materiais de trabalho, lonas, encerados e entulhos, evitando criadouros. Ao final do trabalho, virar todos os materiais para que não acumulem água e evitar deixar água estocada para argamassa.

2- Plantas: evitar deixar planta na água para criar raízes e redobrar os cuidados com acúmulo de água em pingadeiras e pratinhos para vasos. O melhor é eliminar este tipo de utensílio.

3- Animais: lavar os potes e trocar a água do animal todos os dias.

4- Piscinas: Piscinas devem ter tratamento todas as semanas mesmo que não esteja sendo utilizada no inverno, as que estão vazias precisam ser bem vedadas e receber tratamento químico caso acumulem água de chuva. Sobre as piscinas desmontáveis, orientamos para que sejam lavadas e guardadas em local coberto até serem utilizadas novamente.

5- Objetos diversos e criadouros naturais: Orientamos que os moradores deixem seus quintais limpos e sem objetos que possam acumular água. Garrafas, plásticos, latas, frascos, peças, sucatas e outros objetos afins devem ser enviados para reciclagem. Se for reutilizar em casa, guarde em local coberto. Verifique se há ocos de árvores em sua casa que possam acumular água e em caso positivo, preencha com areia.

6 – Balde e regador: deixar sempre os baldes e regadores de plantas virados para baixo após o uso.

7- Geladeira: semanalmente coloque um produto químico (detergente ou sabão em pó) nas bandejas externas da geladeira.

8 – Calhas e barcos: Mantenhas as calhas limpas para evitar água parada e os barcos e botes de pesca sempre em locais cobertos.

9 – Vasos sanitários e ralos: Mantenha vasos sanitários e ralos com produtos químicos.

10 – Pneus: Os pneus devem sempre ser armazenados em local coberto e descartados corretamente. A Prefeitura possui um Ecoponto de Pneus. Sempre que precisar descartar pneus procure a Vigilância na UBS Martiniano Cruz para marcar o descarte e receber as orientações.

Finalizando as orientações, lembramos à população guaiçarense que o período de estiagem de inverno pelo qual temos passado tem auxiliado na diminuição da infestação na nossa região, entretanto, basta o início das chuvas para que o Aedes aegypti volte a se reproduzir. Alertamos que os ovos do Aedes podem ficar depositados em locais secos por até um ano aguardando serem cobertos de água para eclodirem. Portanto, a melhor maneira para realizar a prevenção para o próximo período de chuvas é eliminar corretamente objetos que possam acumular água. Colabore!!! 

 

RESULTADO ADL JULHO/2017

TIPO DE CRIADOURO ENCONTRADO

QUANTIDADE

Caixas d’água não ligada à rede

19

Pneus

58

Barcos e botes de pesca

05

Vasos de Plantas

313

Pratinhos e Pingadeiras

186

Recipientes para água de animais

459

Depósito, Material e Entulho de Construção Civil

16.834

Piscina desmontável

13

Piscina fixa

14

Latas, Frascos e Plásticos

4.352

Garrafas Retornáveis e Descartáveis

4.544

Balde e Regador

148

Bandeja de Geladeira e Ar Condicionado

178

Objetos diversos que acumulam água

1.351

Ralos internos e externos

1.212

Caixa de descarga vaso sanitário

36

Calhas

05

Lona, Encerado e materiais afins

279

Peças e Sucatas

2.973

Criadouros naturais (ocos de árvore, bambu, etc.)

61

TOTAL:

33.040

 

 
 
 

 
Prefeitura Municipal de Guaiçara


ENDEREÇO:
Rua: Tiradentes, n° 171

CEP:
16430-000 | Guaiçara-SP

TELEFONE:
(14) 3547-9217


ATENDIMENTO DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 08:00 ÀS 11:00 e 13:00 AS 16:00 HORAS.
© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.