03/08/2017
› centro de saude

CONTROLE DE VETORES FINALIZOU A PESQUISA LARVÁRIA EM GUAIÇARA

A Equipe de Controle de Vetores da Vigilância Epidemiológica de Guaiçara finalizou, no último dia 31, a pesquisa sobre a Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Os resultados obtidos mostram que ainda existem muitos tipos de criadouros espalhados pelo município, inclusive, muitos contendo água parada. A grande maioria requer apenas a remoção adequada ou o cuidado de não ser deixado exposto em locais que possam acumular água de chuva para deixarem de ser um perigo para a proliferação do Aedes aegypti. As obras e construções destacaram-se pela grande quantidade de materiais passíveis de tornarem-se criadouros, por isso, o Setor de Controle de Vetores solicita uma especial atenção a todos que estão construindo ou reformando, bem como aos profissionais do setor de construção civil. Dos 51 quarteirões sorteados, todos foram trabalhados e, dos 844 imóveis selecionados em todo o município, foram trabalhados 661, sendo apenas 183 fechados. O total de criadouros em potencial encontrados foi de 33.040 (ver quadro para identificar os tipos e as quantidades).

Diante dos resultados, a Secretaria Municipal de Saúde de Guaiçara alerta a população sobre a necessidade de aprimorar os cuidados para evitar criadouros e água parada. As principais orientações resultantes desta ADL para os munícipes são:

1- Obras e construções: cuidar dos materiais de trabalho, lonas, encerados e entulhos, evitando criadouros. Ao final do trabalho, virar todos os materiais para que não acumulem água e evitar deixar água estocada para argamassa.

2- Plantas: evitar deixar planta na água para criar raízes e redobrar os cuidados com acúmulo de água em pingadeiras e pratinhos para vasos. O melhor é eliminar este tipo de utensílio.

3- Animais: lavar os potes e trocar a água do animal todos os dias.

4- Piscinas: Piscinas devem ter tratamento todas as semanas mesmo que não esteja sendo utilizada no inverno, as que estão vazias precisam ser bem vedadas e receber tratamento químico caso acumulem água de chuva. Sobre as piscinas desmontáveis, orientamos para que sejam lavadas e guardadas em local coberto até serem utilizadas novamente.

5- Objetos diversos e criadouros naturais: Orientamos que os moradores deixem seus quintais limpos e sem objetos que possam acumular água. Garrafas, plásticos, latas, frascos, peças, sucatas e outros objetos afins devem ser enviados para reciclagem. Se for reutilizar em casa, guarde em local coberto. Verifique se há ocos de árvores em sua casa que possam acumular água e em caso positivo, preencha com areia.

6 – Balde e regador: deixar sempre os baldes e regadores de plantas virados para baixo após o uso.

7- Geladeira: semanalmente coloque um produto químico (detergente ou sabão em pó) nas bandejas externas da geladeira.

8 – Calhas e barcos: Mantenhas as calhas limpas para evitar água parada e os barcos e botes de pesca sempre em locais cobertos.

9 – Vasos sanitários e ralos: Mantenha vasos sanitários e ralos com produtos químicos.

10 – Pneus: Os pneus devem sempre ser armazenados em local coberto e descartados corretamente. A Prefeitura possui um Ecoponto de Pneus. Sempre que precisar descartar pneus procure a Vigilância na UBS Martiniano Cruz para marcar o descarte e receber as orientações.

Finalizando as orientações, lembramos à população guaiçarense que o período de estiagem de inverno pelo qual temos passado tem auxiliado na diminuição da infestação na nossa região, entretanto, basta o início das chuvas para que o Aedes aegypti volte a se reproduzir. Alertamos que os ovos do Aedes podem ficar depositados em locais secos por até um ano aguardando serem cobertos de água para eclodirem. Portanto, a melhor maneira para realizar a prevenção para o próximo período de chuvas é eliminar corretamente objetos que possam acumular água. Colabore!!!

RESULTADO ADL JULHO/2017

TIPO DE CRIADOURO ENCONTRADO

QUANTIDADE

Caixas d’água não ligada à rede

Pneus

Barcos e botes de pesca

Vasos de Plantas

Pratinhos e Pingadeiras

Recipientes para água de animais

Depósito, Material e Entulho de Construção Civil

Piscina desmontável

Piscina fixa

Latas, Frascos e Plásticos

Garrafas Retornáveis e Descartáveis

Balde e Regador

Bandeja de Geladeira e Ar Condicionado

Objetos diversos que acumulam água

Ralos internos e externos

Caixa de descarga vaso sanitário

Calhas

Lona, Encerado e materiais afins

Peças e Sucatas

Criadouros naturais (ocos de árvore, bambu, etc.)

TOTAL: