› Sala da Arboviroses

CRIADA A SALA DE ARBOVIROSES DA PREFEITURA DE GUAIÇARA

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaiçara, através da Vigilância Epidemiológica/Controle de Vetores, realizou na manhã do último dia 02 de junho, a 1ª Reunião da Sala de Arboviroses de Guaiçara, atendendo à Diretriz Geral do Sistema de Coordenação e Controle/2015 para intensificar ações de controle e combate ao Aedes no Brasil.

Com a presença de representantes da Secretaria de Saúde – Administrativo, PSF/Agentes Comunitárias de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica/Controle de Vetores e Conselho Municipal de Saúde; Comunicação; Fiscalização de Posturas; Defesa Civil; Agricultura e Pecuária- AGRIPEC; Secretaria do Bem-Estar Social; Secretaria da Educação e Polícia Militar de Guaiçara, foram apresentadas as Diretrizes de Funcionamento da Sala, o Diagnóstico Local das Arboviroses e elencadas ações conjuntas para o trabalho de combate ao Aedes.

Segundo a Secretária de Saúde, Edilaine N. T. Echeto, “a reunião foi um sucesso, pois o grande objetivo, que é articular uma política pública intersetorial de combate ao Aedes, foi estabelecida”. Edilaine explicou que: “A Sala de Arboviroses, nada mais é que um ‘espaço’ de discussão da situação das arboviroses no município, visando a implementação de ações conjuntas para diminuir a infestação de Aedes e evitar possíveis epidemias. A Sala possui articulação federal, estadual e municipal de forma a que todo o país venha a desenvolver ações efetivas contra o Aedes. A ideia da criação destas Salas, aconteceu após a emergência da zika e chikungunya em 2015 e retorno da febre amarela em 2016, todas doenças transmitidas pelo Aedes”. A Secretária explicou que: “O próprio Ministério da Saúde, vem preconizando, desde 2009, o trabalho intersetorial como sendo de fundamental importância para que os programas de combate ao Aedes sejam eficazes. Isto porque existem dimensões de trabalho que fogem à alçada direta do setor saúde, ou seja, desde o crescimento desordenado das cidades, como condições precárias de vida, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, o aquecimento global e desmatamentos, por exemplo, interferem na disseminação do vetor e consequentemente aumentam as chances de ocorrências de epidemias. Há, portanto, a necessidade real de integrar vários setores da Prefeitura e da Sociedade Civil Organizada para elaborar e implementar ações de combate ao Aedes. Neste sentido, agradeço aos participantes da reunião que já começaram a delinear futuras ações conjuntas de combate às arboviroses aqui em Guaiçara e, agradeço, também, ao Prefeito Vadinho e Vice-Prefeita Flávia, pelo apoio a esta política pública intersetorial. Esperamos que, com o início das ações nos próximos meses consigamos a adesão de toda a população guaiçarense no combate ao Aedes”. Concluiu a Secretária.