01/05/2016
› Vacinação H1N1 em Guaiçara

A Secretaria de Saúde de Guaiçara, através da Vigilância Epidemiológica comunica que as ações de vacinação no interior do Estado de São Paulo teve início neste sábado (30 de abril) e estão estruturadas em 02 etapas:

- 1ª. Etapa: a partir do dia 30 de abril de 2016 serão vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais de idade, as crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, os indígenas, as gestantes, as puérperas e os profissionais de saúde;

-  2ª. Etapa: a partir do dia 9 de maio de 2016: as pessoas com comorbidades e os outros profissionais de saúde.

Visando a prevenção e o esclarecimento sobre H1N1, segue abaixo texto sobre o assunto em forma de perguntas e respostas extraído do site do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” (CVE):

O que é a Influenza A/H1N1?

É uma doença respiratória causada por um vírus de influenza do tipo A.

Quais são os sinais e sintomas da Influenza A/H1N1 nos seres humanos?

Os sintomas são similares aos sintomas da influenza humana comum (gripe), e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam diarreia e vômitos. A exemplo da gripe comum, a gripe por H1N1 pode causar uma piora de doenças crônicas já existentes.

Como se transmite a Influenza A/H1N1?

Os vírus da influenza se disseminam de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirros das pessoas infectadas. Algumas vezes, as pessoas podem se infectar tocando objetos que estão contaminados com os vírus da influenza e depois tocando sua boca ou seu nariz. Alguns vírus ou bactérias vivem por 2 a 8 horas em superfícies como mesas de bares e restaurantes, maçanetas de portas e mesas de escritório, entre outros. Lavar as mãos com frequência ajuda você a reduzir as chances de se contaminar a partir dessas superfícies.

Por quanto tempo alguém que está com a gripe pode infectar outras pessoas?

As pessoas infectadas podem infectar outras a partir do primeiro dia antes do desenvolvimento dos sintomas e até sete dias ou mais depois de adoecer. Isso quer dizer que você pode transmitir o vírus para outra pessoa antes de saber que está doente, bem como depois de adoecer.

O que eu devo fazer para evitar contrair a Influenza A/H1N1?

Primeira medida e a mais importante: lave as mãos. Lavar as mãos com frequência ajuda você a se proteger dos germes. Lave com água e sabão, ou limpe com soluções contendo álcool. Recomendamos que, ao lavar as mãos – com sabão e água quente – lave durante 15 a 20 segundos. Quando não houver água e sabão disponíveis, use lenços descartáveis contendo álcool ou sanitizantes em gel. Você os encontra em supermercados ou farmácias. Quando estiver usando o gel, esfregue as mãos até que o produto seque. O gel não precisa de água para sua ação desinfetante, uma vez que o álcool que ele contém mata os germes das suas mãos. Além disso, tente permanecer saudável. Durma bem, pratique atividade física, controle seu stress, beba muito líquido e prefira alimentos nutritivos. Não compartilhe copos, talheres, toalhas e objetos de uso pessoal. Tente não tocar superfícies que podem estar contaminadas com o vírus da gripe e evite contato próximo com pessoas doentes.

= = = = = = = = = =  =

Se você contrair a influenza, recomenda-se que fique em casa, evitando ir ao trabalho ou à escola. Evite contato com outras pessoas, para não as infectar.