Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Enquete
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAIÇARA
Em nossa cidade é oferecido o curso técnico de segurança do trabalho. Você tem interesse de participar?
Newsletter
QUER RECEBER AS NOVIDADES
DA PREFEITURA?
Unidade Fiscais
PREFEITURA DE GUAIÇARA
UFESP - 2017
R$ 25,07
Galeria de Fotos
Principal   Galeria de Fotos / Projeto horta na creche / 05/06/2017

PROJETO DE HORTA NA CRECHE DE GUAIÇARA

               Atraves da solicitação das Professoras Luciana e Misleide da Creche Escola Profª Adriana Cristina Faria (que atende cerca de 70 crianças de 6 meses a 5 anos) e com a aprovação da Diretora e Assistente , Janaina e Daniela,  estamos implantando o Projeto de Hortas em Creches no Municipio, uma parceria com a Casa da Agricultura de Guaiçara – CATI, através da Engenheira Agronoma Livia Maria Torres, e Departamento de Agricultura e Pecuaria – AGRIPEC.

As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente.

Além de complementar a merenda escolar, o Projeto pode ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Química, Física, Biologia e Matemática. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas.

Essas experiências ao vivo despertam nas crianças o interesse sobre os alimentos, e, consequentemente melhoram a forma como se alimentam.

O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.

De acordo com a Engenheira Agrônoma da Casa da Agricultura Lívia Maria Torres, o objetivo principal é sensibilizar e conscientizar as crianças e a comunidade de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta. Para isso algumas estratégias são adotadas como: Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação; Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos; Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo; Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido; Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana; Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta; Introduzir conceitos de reciclagem na utilização de materiais alternativos na montagem da horta, como pneus, etc.

O  município tem grandes ganhos com o Projeto das hortas pois ao mesmo tempo que educa os alunos nas diversas áreas, influencia positivamente a alimentação de forma adequada com diversidade de vegetais, pois todas as crianças vão querer se alimentar de algo que ajudaram a produzir, finalizou Telma Ohori, da AGRIPEC.

 

 
Prefeitura Municipal de Guaiçara


ENDEREÇO:
Rua: Tiradentes, n° 171

CEP:
16430-000 | Guaiçara-SP

TELEFONE:
(14) 3547-9217


ATENDIMENTO DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 08:00 ÀS 11:00 e 13:00 AS 16:00 HORAS.
© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.