Ir para conteúdo


Ir para conteúdo

Prefeitura
Enquete
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAIÇARA
Em nossa cidade é oferecido o curso técnico de segurança do trabalho. Você tem interesse de participar?
Newsletter
QUER RECEBER AS NOVIDADES
DA PREFEITURA?
Unidade Fiscais
PREFEITURA DE GUAIÇARA
UFESP - 2017
R$ 25,07
Galeria de Fotos
Principal   Galeria de Fotos / Sangria do latex na seringueira / 28/04/2017

ACONTECEU NO BAIRRO CANJARANA O CURSO DE SANGRIA EM SERINGUEIRA

 

                                                      Nos dias 19 a 21 de abril aconteceu no Bairro Canjarana em Guaiçara o curso de Sangria em Seringueira, ministrada pelo instrutor do SENAR o Eng. Agrônomo Alexandre Aparecido Casaca de Quata/SP, uma realização da AGRIPEC- Departamento de Agricultura e Pecuária de Guaiçara, do SENAR/FAESP e SINDICATO RURAL DE LINS, com o apoio da Igreja Católica, Associação dos Produtores do Canjarana e  PRODUTOR Sr Paulo Moliterno Basso .

O curso teve a participação de 16 produtores  que foram orientados pelo instrutor desde   os aspectos físicos da planta , anatomia da casca, sistema e preparo da planta para a sangria, aplicação de fungicida, consumo de casca, coleta e armazenamento da borracha em natura, estimular o painel, descanso do seringa entre outros procedimentos corretos num seringal, a pratica do curso foi realizado no seringal do Sr. Paulo M. Basso que gentilmente cedeu pra este fim.

Telma Ohori – Gerente da AGRIPEC comentou  que tem incentivado o plantio de seringueiras, apesar de ser uma cultura que  tem lucro a longo prazo, mas que é possível realizar um cultivo de outras culturas consorciadas, como o café, maracujá, e ainda tem muitas  vantagens  além do látex pode-se aproveitar as sementes para extrair óleos vegetais, sua florada propicia a apicultura, sua madeira é nobre, as fábricas de pneus vem substituindo os pneus convencionais pelos radiais, que consomem o dobro de borracha e o mais importante fixa famílias no campo, finalizando o instrutor Alexandre, completou que o plantio e lucro é a longo prazo cerca de 6 a 7 anos, porem após isso os lucros são contínuos, hoje o preço do látex esta em alta   a demanda é muito grande pela borracha natural, tanto que segundo estimativas que em 2.020 não haverá borracha suficiente para suprir a demanda, finalizando Telma agradeceu a presença da Vice Prefeita Flavia que tem acompanhado com visitas  as atividades realizada pelo Departamento.

 

 

 
Prefeitura Municipal de Guaiçara


ENDEREÇO:
Rua: Tiradentes, n° 171

CEP:
16430-000 | Guaiçara-SP

TELEFONE:
(14) 3547-9217


ATENDIMENTO DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 08:00 ÀS 11:00 e 13:00 AS 16:00 HORAS.
© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.